A atual crise hídrica é manifestação da crise climática?

crise hídrica

Estamos enfrentando uma nova crise hídrica ou ainda vivendo a que começou em 2012? O Climatempo analisou a atual conjunção de fenômenos meteorológicos e concluiu que estamos na mesma crise iniciada em 2012, a qual teve momentos mais brandos, mas que agora está em uma nova fase crítica.

O UOL conversou com o climatologista José Marengo, do Cemaden, sobre as conexões entre a intensificação do desmatamento da Amazônia e a atual crise hídrica. Marengo diz que ainda não é possível dizer, com comprovação científica, que a atual seca esteja diretamente relacionada à destruição da Floresta Amazônica. Mas o pesquisador ressalta que a Amazônia é uma fonte importante de umidade para o interior do continente sul-americano e que, com o avanço do desmatamento, a expectativa é de estiagens como a atual se tornarem mais frequentes.

Outro climatologista, o físico Paulo Artaxo, vai além em conversa com o G1. Ele diz que o aumento global da temperatura e a alteração global no ciclo hidrológico estão impactando o Brasil fortemente, reduzindo as chuvas principalmente no Nordeste brasileiro e na região central: “Essas não são projeções para o futuro, é o que já está acontecendo hoje. Todos os modelos climáticos mostram que o aumento da temperatura reduz a precipitação no Brasil central. E o que estamos observando é que essa seca na maior parte do país é uma combinação de todos esses impactos juntos.”

 

ClimaInfo, 15 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.