Estudo atribui fortes geadas na França à mudança do clima

15 de junho de 2021

Em abril passado, a França foi atingida por uma forte geada que arruinou a produção de muitas vinícolas. Para os produtores, as três noites seguidas com temperaturas que chegaram a quase 5 graus negativos representaram um dos piores desastres naturais das últimas décadas. Estima-se que a indústria francesa de vinhos, uma das mais nobres do mundo, tenha sofrido um prejuízo de 80% na produção em decorrência dessas geadas, com custo que supera os 2 bilhões de euros.

Nesta semana, o grupo de cientistas do World Weather Attribution divulgou uma análise que associa esse fenômeno meteorológico na França com a mudança do clima. Eles analisaram dados das principais regiões atingidas pela geada (Borgonha, Champagne e Loire) e executaram 132 simulações de modelos climáticos. O estudo concluiu que o aumento da temperatura média global, causado pela concentração atmosférica crescente de gases de efeito estufa causados por atividades humanas, elevou a probabilidade de uma geada extrema em 40%. Além disso, as temperaturas mais altas também interferiram no crescimento dos vinhedos, que brotaram antes da hora nesta safra, o que ampliou o prejuízo dos produtores franceses. De 1980 para cá, os “botões” tiveram sua abertura antecipada em cerca de 15 dias.

AFP e Associated Press deram mais detalhes sobre o estudo e o impacto das geadas na indústria francesa de vinhos.

Em tempo: O fornecimento de café e chocolate na Europa em breve poderá sofrer com desabastecimento causado pela mudança do clima. Segundo um estudo publicado na Nature Communications, os principais fornecedores desses produtos para o mercado europeu terão problemas sérios caso o planeta siga se aquecendo. Além do café e do cacau, a cana-de-açúcar, dendê e soja também estão entre as importações agrícolas da União Europeia que deverão enfrentar problemas na produção relacionados à crise climática. A UE consome 1/3 do café do mundo, e metade disso vem do Brasil e do Vietnã; a produção cafeeira nos dois países é altamente vulnerável à seca, que pode se intensificar nas próximas décadas. O Guardian deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 16 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar