Volvo quer aço livre de fósseis em seus carros

Volvo aço sem carvão

A montadora sueca Volvo anunciou nesta semana que pretende, a partir de 2026, utilizar apenas aço produzido sem a queima de combustível fóssil na fabricação de seus automóveis. O ponto de partida para o compromisso foi um acordo firmado com a siderúrgica SSAB para o desenvolvimento e a comercialização de uma tecnologia que substituirá o coque de carvão por hidrogênio no processo de produção do aço.

O setor siderúrgico é um dos mais intensos emissores de gases de efeito estufa da indústria global; nesse sentido, ele também é um dos mais desafiadores para uma transição energética para fontes renováveis.

De acordo com a Volvo, as emissões associadas ao aço são responsáveis por 35% da pegada de carbono de seus veículos; nos modelos elétricos, essa proporção é menor, 20%. A expectativa é de que a substituição do coque de carvão por hidrogênio verde (produzido a partir de fontes renováveis) permita a redução das emissões da produção siderúrgica em pelo menos 90%. Bloomberg e Guardian deram mais detalhes sobre o projeto.

Enquanto isso, a norte-americana GM está aumentando os investimentos no desenvolvimento de modelos elétricos. A montadora confirmou que investirá US$ 35 bilhões na produção de mais de 30 linhas de veículos plug-in até 2025, além da instalação de quatro fábricas de baterias elétricas. O valor é 30% superior ao anunciado pela empresa em novembro passado, quando apresentou sua nova estratégia para o mercado de carros elétricos.

Os recursos extras foram vistos por investidores como uma resposta da GM à rival nacional Ford, que também anunciou novos projetos para veículos elétricos, e à Volkswagen, que desponta como a principal candidata dentre as montadoras tradicionais a rivalizar pela liderança do mercado global, hoje ocupado pela Tesla. Bloomberg, NY Times, Reuters e Wall Street Journal repercutiram essa notícia.

 

Leia mais sobre sustentabilidade em montadoras no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 17 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.