A boiada do Centrão bolsonarista no Congresso Nacional

Depois de dois anos servindo como anteparo para a sanha antiambiental do governo Bolsonaro, o Congresso Nacional se tornou nos últimos meses o principal parceiro político do Planalto na promoção de projetos polêmicos que enfraquecem ainda mais a proteção do meio ambiente no Brasil.

Liderados pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, os partidos do Centrão assumiram o comando da “boiada”, votando a toque de caixa (em alguns casos, literalmente) propostas como a da flexibilização do licenciamento ambiental, a regularização fundiária, a mineração em Terras Indígenas, entre outros tópicos tóxicos.

No Estadão, Emílio Sant’Anna mostrou que nem mesmo o setor privado e investidores, grupos que costumam ser simpáticos a projetos “desburocratizantes”, estão conseguindo engolir o ímpeto antiambiental do Centrão no Congresso.

Um grupo de mais de 100 empresários e executivos do mercado financeiro apresentou uma carta a Lira solicitando que a Câmara não aprove projetos tidos como ameaças ao meio ambiente e aos direitos dos Povos Indígenas. O documento foi assinado por nomes como Cândido Bracher (ex-Itaú), Walter Schalka (Suzano), José Olympio da Veiga Pereira (Credit Suisse), Guilherme Leal (Natura), além de personalidades como o cineasta Fernando Meirelles e a atriz Christiane Torloni. O Globo também repercutiu a manifestação.

Um dos projetos citados na carta é o PL 490/07, que propõe mudanças no processo de demarcação de Terras Indígenas, submetendo a decisão ao Congresso Nacional, e flexibilizando regras para permitir atividades extrativistas dentro das Reservas. No entanto, o pedido parece ter sido ignorado por Lira. O PL 490 foi aprovado ontem (23/6) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, com 40 votos favoráveis e 21 contrários.

Segundo o Poder360, o presidente da Câmara segurou o início da sessão do plenário da Casa até a aprovação do texto principal, o que é incomum. A aprovação abre caminho para a votação do PL pelo plenário, o que pode acontecer nos próximos dias.

Vale a pena ouvir a fala de Sonia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), ao Congresso em Foco, onde ela alerta para os riscos que o PL 490 pode trazer às comunidades indígenas do país: “Se aprovado, é decreto de morte para os Povos Indígenas”.

 

Leia mais sobre desmonte ambiental no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 24 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.