Ativistas pressionam Biden a não reduzir ambição climática de plano para infraestrutura

ativistas-pressionam-Biden

As dificuldades políticas enfrentadas pelo governo Joe Biden no Congresso dos EUA podem forçar uma readequação dos planos climáticos do país, o que está irritando ativistas ambientais e setores de esquerda dentro do Partido Democrata.

O pomo da discórdia é o megapacote de investimentos em infraestrutura, anunciado pela Casa Branca como um dos motores da transição econômica e energética dos EUA para o carbono zero. Sem apoio suficiente no Legislativo, Biden tem conversado com representantes da oposição republicana para conseguir chegar a um denominador comum. O problema é que o custo dessa negociação pode ser alto para quem quer os EUA assumindo protagonismo na luta contra a mudança do clima.

O principal ponto de conflito entre democratas e republicanos está no custo do pacote – US$ 1,2 trilhão. A oposição entende que o valor é alto demais e que pode explodir a dívida pública do país. Ao mesmo tempo, os republicanos não querem aumentar impostos para permitir o financiamento de parte desse pacote, como foi proposto por Biden. 

Na outra ponta, grupos ambientalistas e progressistas democratas querem que o governo Biden e a bancada do partido no Senado mudem as regras de tramitação para permitir a aprovação do plano sem a necessidade de contar com votos republicanos. Guardian e Reuters deram espaço às críticas dessa ala à negociação política entre democratas e republicanos.Por ora, Biden defende a manutenção das conversas entre governo e oposição, ao menos até o feriado de 4 de julho. O presidente norte-americano não é fã da proposta de mudanças regimentais no Senado, mas não tirou essa possibilidade da mesa, bem como a alternativa de destacar itens do pacote para ação direta pelo Executivo, sem a necessidade de anuência do Legislativo. Climate Home, NY Times, Vox e Wall Street Journal abordaram o tabuleiro político de Biden nos EUA.

Leia mais sobre Biden agenda climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 24 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.