Vazamento de prévia de relatório do IPCC desenha um cenário difícil

Uma versão preliminar do relatório do IPCC sobre os impactos da mudança climática vazou para a imprensa com indicações de um futuro difícil para a humanidade caso o aquecimento global não seja detido.

Antes de comentar, vale lembrar que ao longo deste ano e no próximo, o IPCC publicará os três relatórios de avaliação das mudanças climáticas e o sumário para os formuladores de políticas. O trabalho que vazou é o grupo de trabalho 2 que trata dos impactos da mudança do clima sobre a humanidade e sobre os sistemas do planeta. A versão final e oficial deste relatório está programada para fevereiro de 2022. Neste momento, ela passa pela revisão de cientistas e dos países para obter um consenso quanto à  linguagem. Mas o conteúdo não deve sofrer modificações importantes.

Nesta versão vazada, a frase mais impactante resume o trabalho: “A vida na Terra pode se recuperar de uma mudança climática drástica evoluindo para novas espécies e criando novos ecossistemas… os humanos não.”

O Carbon Brief publicou uma análise do relatório. Em Português, valem as matérias do UOL, O Globo, Isto É e RFi. A AFP foi a primeira a ter acesso ao relatório. O The Guardian também comentou.

 

Leia mais sobre Relatório IPCC e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 24 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.