Governo australiano rejeita o maior projeto de renováveis do mundo

Austrália carvão

Na semana passada, o governo australiano rejeitou um projeto de geração elétrica que combinaria vento e sol para a produção de hidrogênio e amônia. Com uma capacidade instalada de 26 GW, seria o maior projeto renovável do mundo e, a partir de 2028, a maior planta de hidrogênio. O governo australiano alegou que a planta interferiria nas marés e impactaria espécies nativas e, portanto, era inaceitável.

Grupos ambientalistas reagiram dizendo que o governo está comprometido com o poderoso setor do carvão. Dois anos atrás, o mesmo governo aprovou o megaprojeto fóssil da mina Carmichael do grupo Adani, apesar de uma série de protestos. O primeiro-ministro, Scott Morrison, recusou várias vezes a comprometer o país com metas de neutralidade climática. O Financial Times e a Bloomberg destacaram o papelão australiano.

No ano passado, Morrison bloqueou a entrada dos chineses no futuro sistema 5G, talvez inspirado pela linha dura de Trump. Em retaliação, segundo informou a SCMP em maio, os chineses proibiram extraoficialmente a entrada de carvão australiano no país.

 

Leia mais sobre Austrália carvão e emissões no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 28 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.