Reino Unido oferece vacina para participantes da COP26

COP26 vacina participantes

O governo do Reino Unido abriu nesta 3ª feira (29/6) o registro de representantes de organizações observadoras e de profissionais da imprensa que pretendam participar da próxima Conferência do Clima (COP26) e que ainda não tenham sido vacinados contra COVID-19. Todos os possíveis participantes do encontro estão sendo solicitados a responder à oferta “o mais rápido possível”, até 23 de julho, para dar tempo suficiente para a implementação de um programa internacional de vacinação. As doses serão fornecidas pelo Reino Unido e aplicadas pela ONU nos países de origem de cada participante. Não há informação sobre o tipo de vacina a ser aplicada. Os organizadores da COP26 também anunciaram que os participantes não serão obrigados a se vacinar para entrar no Reino Unido, mas que a vacinação é “fortemente recomendada”. Também não há detalhes se os participantes não-vacinados terão que respeitar alguma quarentena antes de entrar no espaço da conferência.

Ao mesmo tempo, o Secretariado da UNFCCC ressaltou que ainda não há uma definição sobre o tipo de conferência a ser realizada em Glasgow. Já se sabe que as negociações em si serão presenciais, com a participação dos diplomatas envolvidos. No entanto, a agenda de eventos paralelos e a presença de observadores e jornalistas dependerá do ritmo de vacinação nos países e das condições sanitárias do Reino Unido até novembro. O governo britânico tem defendido a realização de uma COP o mais normal possível, com a participação de cerca de 20 mil pessoas – número parecido com o da última COP, realizada em Madri no final de 2019.

AFP, Climate Home, Business Green, Financial Times e Reuters destacaram essa notícia.

Em tempo: Ainda sobre COP, o governo do Egito reforçou a articulação diplomática para se colocar como anfitrião da Conferência do Clima de 2022 (COP27), a ser realizada no continente africano. O ministro do meio ambiente do país, Yasmine Fouad, se reuniu nesta 3ª feira com embaixadores da União Europeia e com o presidente do Banco Europeu de Investimento para discutir o fortalecimento da cooperação conjunta e o apoio do bloco europeu à candidatura egípcia.

 

Leia mais sobre COP26 e negociações climáticas no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 30 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.