Onda de calor causa mais de 130 mortes no Canadá

1 de julho de 2021

A fortíssima onda de calor que atinge o noroeste dos EUA e o sudeste do Canadá segue batendo recordes. Com temperaturas chegando a quase 50°C, o número de mortes segue aumentando, chegando a 130 até 3ª feira.  Valor, DW, Reuters, AP, El País, e as BBC internacional e nacional dentre outras, estão acompanhando. Meteorologistas classificaram o fenômeno como um “domo de calor”, uma massa de ar muito quente de alta pressão completamente parada, impedindo que ventos frios do Pacífico a desloquem. Michael Mann e Susan Joy Hassol escreveram no NY Times que não há dúvida de que o aquecimento global é a principal causa de uma onda desse tamanho. “As ondas de calor ocorrem agora três vezes mais frequentemente do que nos anos 60”, elas aumentaram seu alcance em 50% e causaram, “em média, mais mortes do que furacões e enchentes combinados nos últimos 30 anos.”

Vale ver os artigos nos The Guardian, Reuters, Bloomberg e Economist.

A BBC fez um “guia visual” sobre a onda. A Reuters diz que Biden está estimulando os preparativos para o enfrentamento dos incêndios florestais. A respeito dos incêndios, vale ver a matéria no The Independent.

 

Leia mais sobre ondas de calor hemisfério norte e aquecimento global no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar