O “apagão científico” que será gerado com o possível desligamento do supercomputador Tupã

5 de julho de 2021

A penúria orçamentária vivida pelo INPE pode levar ao desligamento do supercomputador Tupã, utilizado para analisar dados meteorológicos e climáticos no Brasil. O equipamento é fundamental para a operação de diversos centros de monitoramento meteorológico, como o CENAD e CEMADEN, e também para gerar informações para a Agência Nacional de Águas (ANA), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e os ministérios da agricultura e de minas e energia.

Ironicamente, o possível desligamento do Tupã acontece em meio à pior crise hídrica vivida pelo país em nove décadas, a qual ameaça prejudicar a capacidade de geração de eletricidade.

“Em plena crise, podemos ter um apagão dessas informações”, alertou no Estadão Gilvan Sampaio, coordenador-geral de ciências da Terra no INPE. Além do setor elétrico, a agricultura também será bastante afetada caso o Tupã deixe de funcionar, com prejuízo ao planejamento do plantio e da colheita, especialmente para pequenos produtores rurais.

O gasto anual do Tupã com energia elétrica é de R$ 5 milhões, e mais R$ 1 milhão em manutenção. Segundo o INPE, caso não haja complementação orçamentária, o equipamento pode ser desligado no mês que vem.

 

Leia mais sobre INPE orçamento e governo Bolsonaro ciência no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 5 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar