O “apagão científico” que será gerado com o possível desligamento do supercomputador Tupã

INPE Tupã

A penúria orçamentária vivida pelo INPE pode levar ao desligamento do supercomputador Tupã, utilizado para analisar dados meteorológicos e climáticos no Brasil. O equipamento é fundamental para a operação de diversos centros de monitoramento meteorológico, como o CENAD e CEMADEN, e também para gerar informações para a Agência Nacional de Águas (ANA), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e os ministérios da agricultura e de minas e energia.

Ironicamente, o possível desligamento do Tupã acontece em meio à pior crise hídrica vivida pelo país em nove décadas, a qual ameaça prejudicar a capacidade de geração de eletricidade.

“Em plena crise, podemos ter um apagão dessas informações”, alertou no Estadão Gilvan Sampaio, coordenador-geral de ciências da Terra no INPE. Além do setor elétrico, a agricultura também será bastante afetada caso o Tupã deixe de funcionar, com prejuízo ao planejamento do plantio e da colheita, especialmente para pequenos produtores rurais.

O gasto anual do Tupã com energia elétrica é de R$ 5 milhões, e mais R$ 1 milhão em manutenção. Segundo o INPE, caso não haja complementação orçamentária, o equipamento pode ser desligado no mês que vem.

 

Leia mais sobre INPE orçamento e governo Bolsonaro ciência no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 5 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.