Comissão da Câmara aprova autorização para PMs atuarem na fiscalização ambiental

7 de julho de 2021

Chefiada pela bolsonarista Carla Zambelli, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprovou nesta 3ª feira (6/7), por 12 votos a 5, um projeto de lei que inclui policiais militares e bombeiros no Sistema Nacional do Meio Ambiente, o que lhes daria poder para realizar fiscalização ambiental. O PL 6.289/2014 foi apresentado pelo então deputado federal Jair Bolsonaro e “repaginado” no ano passado pelo também bolsonarista (e ex-militar) Coronel Tadeu (SP). Seu relator na comissão foi outro parlamentar de origem militar, o Coronel Chrisóstomo (RO).

Como O Globo observou, a proposta é vista com desconfiança por ambientalistas, já que abre margem para que os militares assumam outras atribuições dentro da política ambiental federal, o que intensificaria o esvaziamento dos órgãos especializados – o que tem sido uma constante sob Bolsonaro. “Estamos vendo uma militarização de órgãos civis no país que exigem formação técnica”, comentou Rodrigo Agostinho, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista. O projeto ainda precisará ser analisado pelas comissões de Segurança Pública e de Constituição e Justiça antes de ser votado no plenário da Câmara dos Deputados. O Eco também repercutiu essa notícia.

Em tempo: No Globo Rural, Mariana Grilli conversou com especialistas de relações internacionais para montar um panorama dos desafios internacionais para o novo ministro do meio ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite. O “passivo diplomático” a ser enfrentado pela nova gestão não é pequeno e o balanço dos desafios de Pereira Leite é misto: por um lado, a predisposição inicial para o diálogo pode ajudá-lo a retomar pontes queimadas pelo antecessor nos EUA e na Europa; por outro, a “cara” do desgoverno ambiental do Brasil no exterior segue a mesma, mesmo com a troca ministerial – afinal, o presidente continua sendo Jair Bolsonaro.

 

Leia mais sobre fiscalização ambiental e governo Bolsonaro desmonte ambiental no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 7 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar