“Último refúgio do gelo” do Ártico está degelando antes da hora

7 de julho de 2021

Mesmo com o aquecimento recente do Ártico, uma porção de mar congelado ao norte da Groenlândia é tida como mais resistente por causa da espessura do gelo, a tal ponto que cientistas acreditam que ela permanecerá congelada por décadas mesmo com o aumento da temperatura. Essa suposição foi desafiada no verão passado, em julho de 2020, quando um navio quebra-gelo alemão registrou degelo no Mar Wandell, exatamente na área tida como o “último refúgio do gelo” no Ártico.

Segundo um estudo publicado recentemente na revista Communications Earth & Environment, o degelo se deveu a um evento climático anormal, com ventos fortes e extraordinários que empurraram o gelo para fora da região e ao longo da costa da Groenlândia. No entanto, os autores afirmaram que a redução do gelo marinho devido a décadas de mudança do clima também foi um fator significativo para esse episódio. Essa conclusão abre espaço para novas análises sobre a resiliência dessa área ao aquecimento no Ártico; estimativas apontam que o mar congelado, que contempla mais de 1 milhão de km2, não estará livre de gelo no verão até por volta de 2100.

Associated Press, BBC e NY Times deram mais detalhes sobre o estudo.

Em tempo: Uma nova pesquisa sugere que a criosfera (a área do planeta coberta por neve e gelo) está diminuindo em cerca de 87 mil km2 a cada ano, uma área pouco menor que a do estado brasileiro de Santa Catarina. A criosfera desempenha um papel importante, já que serve como reservatório para 2/3 da água doce da Terra. Além disso, sua superfície branca e brilhante contribui para diminuir a absorção de calor ao refletir parte da luz do sol de volta para o espaço. Com menos gelo e uma cobertura branca mais tímida, a absorção da radiação solar aumenta, contribuindo assim para o aquecimento do planeta. Tim Radford deu mais detalhes sobre o estudo na Climate News Network.

 

Leia mais sobre degelo no Ártico e derretimento de geleiras no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 7 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar