Banco Central Europeu apresenta proposta para incorporar clima na política monetária

Banco Cetral Europeu

O conselho do Banco Central Europeu (ECB) apresentou nesta 5ª feira (8/7) um conjunto de medidas para incorporar questões de meio ambiente e clima em sua estrutura de política monetária. As ações buscam apoiar os esforços climáticos da União Europeia, catalisados pelo novo compromisso de mitigação e neutralidade das emissões de carbono e pelo plano de retomada econômica pós-pandemia.

“A mudança do clima e a transição para uma economia mais sustentável afetam as perspectivas de estabilidade de preços através do seu impacto nos indicadores macroeconômicos como inflação, produto, emprego, taxa de juros, investimento e produtividade”, observou o ECB. “Além disso, [a mudança do clima também] afeta o valor e o perfil de risco dos ativos detidos no balanço do Eurosistema, podendo conduzir a uma acumulação indesejável de riscos financeiros relacionados com o clima”.

Dentre as medidas previstas, estão a expansão da capacidade analítica em modelagem macroeconômica, estatística e de política monetária em relação ao clima; a inclusão da questão climática nas áreas de divulgação, avaliação de risco, estrutura de garantias e compras de ativo do setor corporativo; e o alinhamento da política monetária com as demais políticas e iniciativas da UE no campo da divulgação e elaboração de relatórios corporativos sobre sustentabilidade.

Associated Press, Bloomberg, Euractiv, Independent, POLITICO, Reuters e Valor destacaram a notícia.

 

Leia mais sobre retomada verde da economia no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 9 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.