Aquecimento pode expor quase 90% da população mundial a doenças como malária e dengue

11 de julho de 2021

Um estudo publicado por pesquisadores europeus na Lancet Planetary Health mostrou que mais de 8 bilhões de pessoas, que representam quase 90% da população global futura, podem viver em áreas sob risco de malária e dengue até 2080, caso a temperatura média global siga aumentando nas próximas décadas. Os números são baseados em projeções de um crescimento demográfico de cerca de 4,5 bilhões nesse período e um aumento de temperatura de cerca de 3,7oC até 2100.

Segundo o cientista Felipe Colón-González, um dos autores do estudo, a análise sugere uma forte correlação entre aumento de temperatura provocado pelo acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre e a maior incidência dessas doenças: “Os resultados mostram que cenários de baixa emissão reduzem significativamente o risco de transmissão, bem como o número de pessoas vulneráveis a ela”.

O estudo também indica que os governos precisam estar atentos e preparados para lidar com cenários mais dramáticos para se evitar o colapso da rede de saúde pública.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a malária é responsável pela morte de mais de 400 mil pessoas todos os anos, a maior parte de crianças. Já a dengue contamina de 100 a 400 milhões de pessoas anualmente, matando mais de 20 mil.

Os principais focos dessas doenças atualmente estão na África, mas o estudo sugere que o aumento da temperatura facilite a proliferação delas nas Américas do Sul e Central, na Ásia e nos países insulares do Pacífico.

Correio Braziliense, Guardian, Independent e Um Só Planeta repercutiram o estudo.

 

Leia mais sobre dengue e mudança do clima e saúde no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 12 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

 

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar