Secas na América do Sul podem aumentar até 2100, alertam cientistas

Secas América do Sul

O fracasso do mundo em conter a mudança do clima pode colocar a América do Sul em uma situação particularmente delicada, com temperaturas médias até 4°C mais altas até o final do século XXI, com eventos climáticos extremos (como secas, inundações e incêndios florestais) mais frequentes e intensos.

Essa é a conclusão de uma pesquisa internacional que contou com a participação de cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT). Os resultados foram publicados recentemente na revista Earth Systems and Environment.

Os pesquisadores analisaram o desempenho de 38 modelos climáticos globais que integram a fase 6 do Projeto de Intercomparação de Modelos Climáticos (CMIP6) do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança do Clima (IPCC). Os modelos foram avaliados a partir da capacidade de cada um em simular as observações históricas do período 1995-2014 e mudanças projetadas de temperatura e precipitação no continente sul-americano entre 2040 e 2059 e 2080 e 2099.

“As projeções feitas com os novos modelos climáticos apontaram que, dependendo do cenário, o sul da Amazônia, por exemplo, experimentará condição maior de seca”, observou Lincoln Muniz Alves, pesquisador do INPE e coautor do artigo. A Agência Fapesp deu mais informações.

Em tempo: Ana Lucia Azevedo escreveu n’O Globo sobre os contrastes meteorológicos observados nas Américas nas últimas semanas. Enquanto a América do Norte enfrenta uma forte onda de calor, com temperaturas escaldantes, a América do Sul registra avanço de uma massa de ar frio, com capacidade para ultrapassar a linha do Equador e adentrar no hemisfério norte em pleno verão. “Este é o cenário que a ciência previu e infelizmente estamos vendo acontecer simultaneamente”, observou Marcelo Seluchi, coordenador-geral de operações e modelagem do Cemaden. “O que acontece nas Américas hoje dá uma amostra de para onde caminhamos”.

 

Leia mais sobre secas no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 13 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.