A bateria de críticas aos esquemas de créditos de carbono (offsets)

Créditos de carbono

Os mercados de carbono se assemelham às indulgências da igreja medieval: causam mais danos do que benefícios. Não é de se estranhar, portanto, que as críticas aos mercados de carbono sigam firmes após a publicação do relatório da força tarefa para escalar os mercados voluntários de carbono (TSVCM – Taskforce on Scaling Voluntary Carbon Markets) na semana passada. O cerne das críticas é que, ao só tratar de mecanismos de mercado, deixam de fora a imperiosa necessidade de se reduzir drástica e rapidamente as emissões.

Sarah Murray, no Financial Times, explica o que foram as indulgências, bençãos e graças concedidas pela igreja católica na Idade Média em troca de doações – algo como “comprar uma escada para os céus”. Por analogia, as grandes empresas poluidoras comprariam offsets e limpariam sua alma e seus inventários da crise climática que provocam. O artigo fala um pouco sobre os principais problemas dos mercados de carbono, explicando de modo simples adicionalidade, vazamentos e permanência.

Moira Birss, da Amazon Watch, escreveu no LinkedIn que esses mercados geram impactos bem mais negativos do que os poucos benefícios que oferecem. Ela também fala dos grandes emissores se escondendo atrás de créditos de carbono ao invés de tomarem ações decisivas para controlar o aquecimento global. A crítica mais contundente é que o dinheiro da venda destes créditos acaba na mão do sistema financeiro sem trazer qualquer benefício às populações dos locais onde os projetos de carbono acontecem. Pior, a história de vários projetos florestais apontam no sentido contrário, de que essas populações são ainda mais prejudicadas pela implantação desses projetos.

Como se não bastasse, a Bloomberg fala de empresas e plataformas que estão fechando o maior número possível de contratos de carbono antes que possíveis regulações apareçam ainda este ano. É possível que a Conferência do Clima em Glasgow avance nas regras dos mercados regulados de carbono. E uma das principais recomendações da TSVCM foi a de criar uma governança para supervisionar os mercados voluntários, classificando os créditos de carbono segundo sua credibilidade e integridade. O resultado dessa pressa, claro, irá gerar créditos de carbono de qualidade duvidosa, o que comprometerá ainda mais a credibilidade dos mercados.

 

Leia mais sobre COP26 e precificação de carbono no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 14 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.