Custo Bolsonaro

desmonte ambiental

O Brasil pode pagar caro pelas políticas antiambientais de Bolsonaro. Uma notícia e um editorial publicados ontem mostram que a inação – ou ineficiência das poucas ações do governo Bolsonaro – contra o desmatamento pode custar muito caro à economia Brasileira.

A notícia dá conta de mais adesões a uma carta aberta enviada no dia 5 de maio deste ano aos deputados e senadores brasileiros por mais de 40 empresas internacionais. No documento, as empresas avisam que novas deteriorações da legislação ambiental e dos Direitos Indígenas as forçariam a reconsiderar a utilização de produtos agrícolas brasileiros: “Gostaríamos de reiterar que consideramos a Amazônia como uma parte vital do sistema terrestre que é essencial para a segurança do nosso planeta, bem como uma parte crítica de um futuro próspero para os brasileiros e para toda a sociedade”.

A íntegra atualizada da carta está neste link. Ana Carolina Amaral deu destaque à notícia na Folha.

Em editorial, o Financial Times não economizou palavras para criticar a falta de ação e compromisso do governo brasileiro no combate ao desmatamento na Amazônia e na resposta às demandas internacionais por mudanças em sua política ambiental.

O jornal britânico acusou o Brasil de ignorar as cobranças por sustentabilidade e disse que, depois de anos de cartas e diálogos infrutíferos, está na hora do passo seguinte – o desinvestimento. “É hora dos investidores mandarem um sinal de US$ 7 trilhões para Brasília de que, a menos que o desmatamento diminua, eles vão se desfazer de seus ativos [no país]”.

Em tempo: Renato Grandelle abordou n’O Globo a falta de analistas no IBAMA para realizar o trabalho de fiscalização contra crimes ambientais em todo o Brasil. Hoje, o órgão conta com apenas 26,6% do número de analistas necessários para estas ações. E a situação pode piorar: caso não aconteça concurso público para o IBAMA neste ano, o quadro funcional deve diminuir ainda mais, com menos de 50% dos postos de trabalho ocupados.

 

Leia mais sobre governo Bolsonaro pressão internacional contra desmonte ambiental no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 15 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.