Entidades alertam bancos sobre impactos socioambientais da Ferrogrão sobre a Amazônia

Ferrogrão

Um grupo de mais de 30 organizações de pesquisa e da sociedade civil encaminhou uma notificação extrajudicial a instituições financeiras alertando sobre os riscos socioambientais associados ao projeto da ferrovia Ferrogrão, uma das obras de infraestrutura prioritárias do governo federal. O texto foi apresentado pelo GT Infraestrutura e Justiça Socioambiental.

Segundo o documento, o projeto pode estimular conflitos por terras e provocar desmatamento em uma área de floresta do tamanho da cidade de São Paulo, além de facilitar a violação de Direitos dos Povos Indígenas e o enfraquecimento do nível de proteção de Unidades de Conservação no entorno. O texto cita também estudos que apontam falhas no projeto, como a subestimação de custos de implementação e a desconsideração de cenários alternativos, o que pode implicar em um retorno financeiro aquém do projetado.

“Além de ameaçar a floresta, Populações Tradicionais e compromissos de mitigação da crise climática, o projeto apresenta deficiências em análises de viabilidade econômica, que fragilizam a proposta da ferrovia e significam riscos econômicos e de reputação para instituições financeiras potencialmente interessadas em investir no empreendimento”, explicou Sérgio Guimarães, secretário-executivo do GT.

O Globo e Neomondo repercutiram a notificação.

Globo Rural e Veja destacaram a resposta do ministro Tarcísio Gomes de Freitas, quem defendeu o projeto da Ferrogrão, alegando que a ferrovia evitará a emissão de 1 milhão de toneladas de CO2 em decorrência da substituição do modal rodoviário pelo ferroviário no transporte das cargas de grãos do Centro-Oeste para o Norte.

 

Leia mais sobre a ferrovia Ferrogrão no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 15 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.