IEA: alta do petróleo pode acelerar adoção de veículos elétricos, e dificultar retomada econômica dos países pobres

crise do petróleo

O preço do barril de petróleo deve continuar subindo no curto prazo, resultado da retomada do consumo pós-pandemia ao redor do mundo, especialmente se os países produtores não concordarem com um novo plano para ampliar a oferta do produto no mercado internacional.

Para a Agência Internacional de Energia (IEA), responsável por essa previsão, o petróleo mais caro pode aumentar o ritmo de eletrificação do setor de transporte, especialmente se essa tendência se mantiver no médio prazo.

Com os preços da gasolina e do diesel mais altos, os motoristas europeus e norte-americanos podem pensar com mais atenção na possibilidade de trocar seus veículos a combustão por modelos elétricos. Por outro lado, para as nações mais pobres (e mais distantes da eletrificação do transporte automotivo), o petróleo mais caro pode intensificar a inflação e impor um obstáculo considerável para a retomada econômica pós-COVID. A notícia é do Guardian.

Ao mesmo tempo, ao que tudo indica, os dois lados na confusão recente na OPEP+ estão se entendendo para destravar o acordo sobre o aumento da produção de petróleo. Segundo o Financial Times, a Arábia Saudita concordou com a proposta de revisão do nível básico de produção do país feita pelos Emirados Árabes Unidos. A ideia da OPEP+ é viabilizar um aumento da produção diária de petróleo em 400 mil barris a cada mês até o final do ano. A Bloomberg também repercutiu a notícia.

 

Leia mais sobre crise do petróleo no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 15 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.