Pantanal: com queimadas em alta, Mato Grosso do Sul decreta situação de emergência

queimadas Pantanal

A proliferação de focos de incêndio no Pantanal sul-mato-grossense nos últimos dias motivou o governo estadual a decretar situação de emergência por 180 dias, para facilitar o acesso e o uso de recursos da União para combater o fogo. A situação é preocupante: nos últimos 40 dias, o Mato Grosso do Sul registrou mais de 3,6 mil focos de incêndio em 72 municípios. O G1 deu mais detalhes.

A volta das queimadas alerta para efeitos de longo prazo da crise climática no Pantanal. “Claramente, o cenário é de mudanças climáticas na região. Tudo indica que há tendência de seca no Pantanal”, disse Cássio Bernardino (WWF-Brasil) ao Estadão. “Por isso, é importante que seja adotada [uma] estrutura de combate ao fogo, políticas de maneira integrada do fogo e, principalmente, que o Brasil enderece os seus grandes desafios de conservação”.

Em tempo: A Chapada dos Veadeiros está ameaçada por um incêndio de grandes proporções que consome uma área particular de preservação ambiental, de mais de 200 hectares de Cerrado nativo, em São João D’Aliança (GO). O Correio Braziliense deu mais informações.

 

Leia mais sobre queimadas no Pantanal e governo Bolsonaro queimadas no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 14 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.