Inundações causam dezenas de mortes na Alemanha e nos Países Baixos

inundações Alemanha

O verão dos extremos climáticos segue afligindo o hemisfério norte. Na Europa Ocidental, na fronteira entre Alemanha e Países Baixos, fortes chuvas causaram inundações-relâmpago na madrugada desta 5ª feira (15/7). Segundo El País, as chuvas foram as mais intensas já registradas em território alemão em um período de 24 horas. Pelo menos 44 pessoas morreram por conta das enchentes no lado alemão, e 70 seguiam desaparecidas até o final do dia de ontem. O fornecimento de eletricidade acabou sendo interrompido no oeste do país, afetando mais de 200 mil consumidores.

A Reuters destacou a reação da chanceler Angela Merkel, que está em visita oficial aos EUA; ela classificou as enchentes como uma “catástrofe nacional” e prometeu esforços do governo alemão para ajudar nas buscas e na reconstrução das casas e vilarejos atingidos pela água. Já a ministra alemã do meio ambiente, Svenja Schulze, foi direta: “A mudança do clima chegou à Alemanha”, disse ela, citada pelo Guardian, durante visita à região afetada pelas enchentes.

Do lado neerlandês da fronteira, milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas para fugir da água. O nível dos rios Mosa e Rur registraram alta recorde, ultrapassando aqueles registrados durante as grandes enchentes de 1993 e 1995 no país.

BBC, Estadão, Financial Times e Wall Street Journal também destacaram as fortes chuvas na Alemanha e nos Países Baixos.

 

Leia mais sobre eventos climáticos extremos no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 16 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.