Ministro sai de férias em meio à crise no setor elétrico

Bento Albuquerque férias

No meio da crise provocada pela falta recorde de chuvas no Sudeste, após ter ido à TV para pedir aos brasileiros para economizar água e energia e também após centralizar as decisões sobre as águas dos reservatórios, o ministro Bento Albuquerque, das minas e energia, avisou que sairá de férias em agosto. Antes, Bento viaja durante 5 dias para a Itália para participar do encontro ministerial do G20 que acontece no dia 23 de julho. Folha, Poder 360 e o Metropoles registraram, espantadas, as férias. Seria maldade dizer que o almirante abandonará o navio quando este está fazendo água porque a água não está mesmo entrando.

Por falar em não fazer água, o Sistema Cantareira que abastece boa parte da capital paulista, está novamente em situação de perigo. O nível ficou abaixo da média histórica em cada um dos 6 primeiros meses do ano, algo que não acontecia desde 2003. Mesmo na véspera da crise hídrica de 2013-14, o nível não ficou tão baixo. No último dia 10, o nível estava abaixo de 44%, 10% abaixo do registrado no dia 10 de julho de 2013. Os dados são do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e noticiados na Galileu.

Em tempo: A Eletrobras anunciou que deve lançar mais um programa de demissão voluntária ainda este ano. Segundo o Valor, desde 2016, o quadro da empresa encolheu em quase metade. Uma das preocupações com o processo de privatização da Eletrobras era justamente com os funcionários. No texto que foi para sanção do presidente, havia dois artigos que amenizariam a situação. O presidente, instruído pela equipe Guedes, vetou esses artigos. Liberalismo na carteira de trabalho dos outros é refresco.

 

Leia mais sobre crise do setor elétrico e crise hídrica no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 16 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.