Sob Bolsonaro, Amazônia vira “terra sem lei”

Amazônia terra sem lei

O avanço da violência armada no Brasil acontece de maneira particularmente preocupante na Amazônia. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgados nesta 5ª feira (15/7) mostram uma explosão no número de mortes violentas intencionais em todo o país, com a região amazônica despontando como uma das áreas mais problemáticas, com a participação crescente de facções em crimes ambientais.

Como o UOL destacou, a intensificação do garimpo no último ano, impulsionado pela valorização do ouro no mercado internacional e pelo enfraquecimento da fiscalização, foi puxada por organizações criminosas. Esses grupos deixaram de controlar apenas os presídios do Norte do Brasil e passaram a se envolver com o garimpo, aproveitando as conexões já estabelecidas para o tráfico de drogas na região. O resultado disso foi um aumento nos casos de ataque armado contra Comunidades Tradicionais, especialmente Povos Indígenas.

A flexibilização do acesso às armas e o enfraquecimento dos órgãos de fiscalização ambiental também foram cruciais para essa explosão da criminalidade na Amazônia. “As facções se beneficiaram do que a gente chama de brecha entre União, governos estaduais e prefeituras, ocupando o território sem enfrentar resistência dos órgãos de fiscalização. Não estamos perdendo a soberania nacional na Amazônia para outros países ou organizações internacionais. Estamos perdendo o território para o crime organizado”, observou Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum.

Também no UOL, Joel Pinheiro ressaltou como a leniência do governo Bolsonaro com a ilegalidade na Amazônia facilitou a vida dos criminosos, em prejuízo à integridade e à proteção de comunidades locais e povos indígenas. “A Amazônia nunca foi um exemplo de lei e de ordem, mas agora no governo Bolsonaro tem virado uma verdadeira terra sem lei, e o crime organizado faz uso disso”.

 

Leia mais sobre Amazônia crime organizado no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 16 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.