Vazamentos sobre operações sabotam fiscalização ambiental

16 de julho de 2021

Falta de verba e pessoal, sucateamento de equipamentos, ataques políticos do presidente da República e do ministro do Meio Ambiente, e explosão do desmatamento e das queimadas. A vida dos fiscais do IBAMA e do ICMBio não tem sido fácil nos últimos anos. Eles também estão convivendo com vazamentos de informação sobre operações de fiscalização, o que tem anulado operações de combate ao crime ambiental e, por tabela, favorecido os responsáveis por ilegalidades.

No UOL, Maurício Angelo conversou com servidores ambientais frustrados com a incapacidade de manter sigilo sobre ações de combate ao desmatamento, garimpo e grilagem. “Sem o fator surpresa, não conseguimos encontrar as pessoas no local do desmatamento. Podemos até interromper momentaneamente a atividade irregular, mas não é possível punir e responsabilizar ninguém”, observou Wallace Lopes, agente do IBAMA e diretor da Associação Nacional dos Servidores de Carreira de Especialista de Meio Ambiente (Ascema).

Em alguns casos, como a reportagem destaca, o vazamento acontece de maneira aberta e explícita por parte das próprias autoridades. Por exemplo, em maio, o então ministro Ricardo Salles anunciou uma operação de fiscalização em municípios no sul do Pará, desmontando meses de planejamento e inteligência por parte do IBAMA e da Polícia Federal.

Mas a maior parte dos vazamentos acontece de maneira mais discreta, por aqueles que deveriam zelar pela confidencialidade da informação – fiscais e policiais. A PF deflagrou nesta semana uma investigação sobre a conduta do delegado da corporação Everaldo Eguchi, acusado de vazar informações para uma quadrilha que explora ilegalmente manganês no estado do Pará. Aliado de Bolsonaro, Eguchi foi candidato à prefeitura de Belém em 2020. A PF apreendeu uma bolsa com dinheiro vivo em sua residência, com valores em euro, dólar e real. G1, O Globo e Veja repercutiram essa notícia.

Em tempo: Em editorial, O Globo questionou as mudanças recentes na gestão de informações sobre queimadas pelo governo federal. Segundo especialistas, a estrutura montada para o Sistema Nacional de Meteorologia esvazia as atribuições do INPE nas geração e divulgação de dados sobre focos de fogo, o que levanta suspeitas sobre uma tentativa do governo Bolsonaro de controlar essas informações. “O governo decidiu acabar com o protagonismo do INPE, cuja competência no setor é inquestionável. É mais uma tentativa de aumentar o controle sobre a divulgação de números que incomodam – e muito – o Planalto”.

 

Leia mais sobre governo Bolsonaro desmonte ambiebtal e garimpo ilegal no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 16 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar