Parceiros internacionais se queixam de falta de ações concretas do Brasil para proteção ambiental

Bolsonaro má imagem internacional

A mudança recente no ministério do meio ambiente, com a saída de Ricardo Salles, não foi capaz de aplacar a irritação de parceiros internacionais do Brasil, que seguem incomodados com a falta de ação e resultados concretos do governo Bolsonaro no combate ao desmatamento na Amazônia. Sem avanços, diplomatas da Noruega, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos não escondem seu diagnóstico: o Brasil precisa mostrar mais serviço nessa frente caso não queira ficar ainda mais isolado no cenário internacional. “Não falta dinheiro. Falta confiança”, disse um diplomata europeu a Eliane Oliveira n’O Globo.

E o mau humor com o Brasil deve ficar mais latente na Europa depois desse verão de extremos climáticos, com chuvas torrenciais na Alemanha, Países Baixos e Bélgica, e calor intenso e incêndios florestais na Espanha e na Grécia. Segundo Jamil Chade no UOL, os prejuízos causados por esses desastres reforçarão a questão climática como prioridade da UE, o que pode inviabilizar definitivamente a aprovação do acordo comercial com o Mercosul, em “banho-maria” desde 2019 por causa do desgoverno ambiental de Bolsonaro no Brasil.  “Com mortes em nossos quintais por conta do impacto das mudanças climáticas, qual político europeu hoje terá a coragem de sair em defesa de um acordo com o Brasil de Bolsonaro?”, questionou um negociador europeu.

Em tempo: Uma delegação internacional de ativistas e lideranças políticas visitará o Brasil no próximo mês para pressionar o governo contra a construção da Ferrogrão, um dos projetos de infraestrutura prioritários da gestão Bolsonaro. Segundo a Folha, a visita atende a um convite da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que vem encabeçando mobilizações contra o projeto por causa de seus impactos sobre Unidades de Conservação e Terras Indígenas no entorno da ferrovia.

 

Leia mais sobre governo Bolsonaro desmonte ambiental no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 20 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.