“Ar-pocalipse”: calor extremo espalha incêndios florestais na Sibéria

Síbéria incêndios florestais

O Guardian destacou o drama vivido na região de Yakutsk, na Sibéria russa, cercada há semanas por incêndios florestais de grande proporções. Para os moradores, é um “apocalipse aéreo”, com uma espessa fumaça escura tomando conta do ar. Análises preliminares mostraram que essa fumaça é tóxica, com altos níveis de material particulados, ozônio, benzeno e cianeto de hidrogênio. Se isso se confirmar, esses incêndios podem se tornar um dos piores eventos de poluição do ar já registrados no mundo.

O forte calor e o ar seco são os ingredientes principais dos incêndios florestais na Sibéria. A região, aliás, vem sofrendo com episódios parecidos na última década, intensificados pela mudança do clima e pelas temperaturas mais altas na região ártica. Em Yakutsk, o temor é de que as chamas atinjam uma usina hidrelétrica. Segundo a Reuters, mais de 2 mil bombeiros estão combatendo o fogo na região, apoiados por aviões anfíbios e helicópteros.

O cenário é dramático também no Oregon, na costa oeste dos EUA. Há mais de uma semana, bombeiros lutam para conter um megaincêndio no sul do estado, próximo à divisa com a Califórnia. A fumaça do Bootleg Fire, como foi batizado, começa a chegar a pontos distantes, como no nordeste dos EUA. O NY Times destacou que o incêndio adquiriu tamanha proporção que criou um sistema meteorológico próprio. “Normalmente, o tempo prevê o que o fogo fará. Neste caso, o fogo está definindo o que o tempo fará”, comentou Marcus Kauffmann, porta-voz do departamento florestal do Oregon. Bloomberg, Reuters e Wall Street Journal atualizaram a situação no estado.

 

Leia mais sobre evento incêndios florestais no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 21 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.