Enchentes na Alemanha: adaptação ainda é o “patinho feio” da ação climática

Alemanha enchentes

O impacto das enchentes-relâmpago que cobriram boa parte do oeste da Alemanha no último final de semana não se limita aos prejuízos humanos e materiais. O desastre mostrou que o país, um dos mais avançados em termos de ação climática do mundo, está muito aquém no que diz respeito à adaptação climática, o que reforça a percepção de que esse tema ainda é menosprezado até mesmo nas nações mais ricas.

O Climate Home destacou a falta de preparo das autoridades alemãs para prevenção de desastres. Já a Reuters apontou que o fracasso da Alemanha deixa claro que a Europa como um todo não está preparada para lidar com os efeitos da mudança do clima e precisa avançar rapidamente na adaptação de suas cidades e infraestruturas essenciais.

“O que causou esse derramamento do céu?”, questionou Joy Lo Dico no Financial Times. “Em tempos idos, diríamos que foi um ato de Deus. Agora, não podemos simplesmente transferir a culpa”.

Em tempo: Bloomberg, Financial Times, Guardian e Wall Street Journal destacaram um efeito colateral das enchentes no quadro eleitoral alemão para a sucessão de Angela Merkel. Nos últimos meses, o grupo político da atual chanceler tinha recuperado espaço nas pesquisas de intenção de voto, depois de passar um bom tempo perdendo espaço para o Partido Verde. Entretanto, o fracasso do governo alemão em responder rapidamente ao desastre das chuvas pode revitalizar as pretensões eleitorais dos Verdes para a votação de setembro.

 

Leia mais sobre eventos climáticos extremos no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 21 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.