Aquecimento global já causa prejuízos bilionários ao agronegócio brasileiro

21 de julho de 2021

A Deutsche Welle destacou dados de um estudo recente que estimou o prejuízo que o agronegócio já enfrenta no Brasil por conta da crise climática. A cifra é alta: US$ 3,55 bilhões por ano só para a indústria da soja, que perde 5% de produtividade a cada dia de calor acima dos 30oC.

O desmatamento da Amazônia e do Cerrado está intimamente ligado a essa situação. “Com menos árvores na floresta, há menos umidade no ar e menos chuvas. Logo, o avanço do desmatamento impacta a produtividade do agronegócio brasileiro”, explicou Argemiro Teixeira Leite Filho (UFMG), um dos autores do estudo.

Ainda sobre o agronegócio, Rafael Walendorff destacou no Valor a articulação de países latino-americanos para defender os interesses da pecuária na cúpula global da ONU sobre alimentação, prevista para acontecer em setembro em Nova York.

A mobilização tem como alvo principal a definição de “exigências verdes” de grandes importadores de alimentos, o que pode resultar em mudanças não apenas nos hábitos de consumo, mas também no funcionamento da cadeia produtiva da alimentação – em particular, o estabelecimento de barreiras comerciais atreladas a critérios ambientais e de ação climática. Outro ponto, destacado aqui ontem, é a contestação de uma suposta “narrativa anti-carne” em voga na Europa e nos EUA.

Em tempo:  O governo do Mato Grosso lançou nesta semana uma chamada pública para atrair investidores para dois ramais ferroviários no estado, o que coloca mais pressão sobre a Ferrogrão, um dos principais projetos de infraestrutura do governo Bolsonaro. De acordo com a Folha, o projeto já conta com um interessado, a Rumo Logística, que se opõe à Ferrogrão e enxerga na proposta mato-grossense uma maneira de inviabilizar a ferrovia federal. O projeto do MT está orçado em R$ 12 bilhões para construção de 730 km de trilhos. Enquanto isso, o Valor destacou a reação do ministro Tarcísio Freitas, principal proponente da Ferrogrão, às críticas de ambientalistas e indígenas contra o projeto. Ao invés de responder aos questionamentos, o ministro preferiu menosprezá-los, chamando-os de “ideológicos” (um dos adjetivos preferidos deste governo); disse ainda que “quem fala que [a obra] vai devastar florestas, que vai acabar com o meio ambiente, está mentindo”.

 

Leia mais sobre agronegócios no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 22 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar