Estudo reforça maior risco de enchentes catastróficas na Europa por causa da mudança do clima

Europa mudança climática

As inundações catastróficas que ocorreram na Alemanha, na Bélgica e nos Países Baixos na última semana podem se tornar mais frequentes por toda a Europa nas próximas décadas como resultado da mudança do clima. Um novo estudo analisou dados de modelos climáticos que apontaram para a possibilidade de tempestades massivas e rápidas se tornarem até 14 vezes mais comuns até o final deste século no caso do aumento da temperatura média global superar os 4°C com relação aos níveis pré-industriais.

De acordo com o estudo, o principal fenômeno responsável pela intensificação dessas tempestades extremas na Europa é o aquecimento do Ártico: com o ar mais quente no Polo Norte, os ventos de alto nível estão perdendo aceleração, o que pode resultar em eventos extremos mais localizados e por tempo mais prolongado – como ondas de calor persistente e chuvas torrenciais. “As simulações dão a ideia de que coisas ainda piores podem acontecer”, alertou ao Guardian Abdullah Kahraman, da Universidade de Newcastle (Reino Unido), que liderou a pesquisa.

Enquanto isso, ao menos 155 pessoas seguem desaparecidas apenas na Alemanha depois das inundações da última semana. O número de mortos subiu para 171, sendo 123 deles apenas no distrito de Ahrweiler, no estado alemão da Renânia-Palatino. Deutsche Welle, Guardian e Reuters deram mais informações.

 

Leia mais sobre  mudança climática hemisfério norte e eventos climáticos extremos no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 22 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.