“Pior enchente em um milênio”: China conta os mortos depois de chuvas na província de Henan

China inundações

A província de Henan, na região central da China, sofre há dias com chuvas torrenciais que causaram inundações ao longo do rio Amarelo, especialmente em sua capital, Zhengzhou. Pelo menos 25 pessoas morreram e sete estão desaparecidas apenas nesta cidade. De acordo com meteorologistas chineses, caíram mais de 640 mm de água – um volume esperado para um ano inteiro – em apenas três dias. Cerca de 200 mil pessoas foram transferidas para abrigos.

Segundo o Guardian, a mídia chinesa considera as chuvas como “as maiores em mil anos” na região de Henan, uma das províncias mais populosas da China. A Bloomberg lembrou que as chuvas caíram depois de Henan sofrer por semanas com uma forte onda de calor, que causou cortes de energia em Zhengzhou.

Climate Home e Reuters destacaram o drama vivido por mais de 500 pessoas na capital da província: elas ficaram presas em túneis do metrô local por causa das inundações. Nas redes sociais, fotos e vídeos viralizaram mostrando passageiros com água na altura do peito em uma das estações de metrô da cidade.

Financial Times e Wall Street Journal também repercutiram o impacto das chuvas e das inundações em Henan.

 

Leia mais sobre China e eventos climáticos extremos no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 22 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.