Jogos Olímpicos: atletas sofrem com onda de calor em Tóquio

jogos olímpicos Japão calor

Finalmente, depois de um ano de atraso, os Jogos Olímpicos de Tóquio começam na manhã desta 6ª feira (23/7) na capital do Japão. Noves fora a polêmica em torno da realização da competição mesmo com os números da pandemia ainda preocupantes no país asiático, a principal reclamação de competidores e jornalistas é o calor intenso que a cidade vem registrando nos últimos dias.

De acordo com o Globo Esporte, os termômetros chegaram a 44oC na última 4ª feira, o que atrapalhou o treinamento dos atletas antes da competição, especialmente nas modalidades disputadas ao ar livre. O principal temor deles é de que o forte calor siga ao longo dos Jogos, o que pode causar danos no desempenho na “hora H”. O South China Morning Post contou como alguns atletas estão se preparando para lidar com o calor durante a Olimpíada.

O calor intenso se tornou comum nos últimos anos no verão japonês. O jornal Independent apontou que, desde 1900, a temperatura média de Tóquio aumentou 2,9oC, mais de três vezes o crescimento da temperatura média global no mesmo período. Os Jogos de Tóquio serão os mais quentes em uma Olimpíada de Verão desde pelo menos 1986, destacou a Al-Jazeera. A agência japonesa Nikkei informou que os meteorologistas esperam temperaturas mais altas do que o normal na capital do país até meados de agosto, com máximas acima dos 30oC na maior parte dos dias.

Já a Reuters destacou outras preocupações além do calor e da COVID-19: no começo do mês, a região central do Japão foi atingida por fortes chuvas, que causaram inundações e deslizamentos de terra.

 

Leia mais sobre Japão e clima no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 23 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.