Finalmente, depois de um ano de atraso, os Jogos Olímpicos de Tóquio começam na manhã desta 6ª feira (23/7) na capital do Japão. Noves fora a polêmica em torno da realização da competição mesmo com os números da pandemia ainda preocupantes no país asiático, a principal reclamação de competidores e jornalistas é o calor intenso que a cidade vem registrando nos últimos dias.
De acordo com o Globo Esporte, os termômetros chegaram a 44oC na última 4ª feira, o que atrapalhou o treinamento dos atletas antes da competição, especialmente nas modalidades disputadas ao ar livre. O principal temor deles é de que o forte calor siga ao longo dos Jogos, o que pode causar danos no desempenho na “hora H”. O South China Morning Post contou como alguns atletas estão se preparando para lidar com o calor durante a Olimpíada.
O calor intenso se tornou comum nos últimos anos no verão japonês. O jornal Independent apontou que, desde 1900, a temperatura média de Tóquio aumentou 2,9oC, mais de três vezes o crescimento da temperatura média global no mesmo período. Os Jogos de Tóquio serão os mais quentes em uma Olimpíada de Verão desde pelo menos 1986, destacou a Al-Jazeera. A agência japonesa Nikkei informou que os meteorologistas esperam temperaturas mais altas do que o normal na capital do país até meados de agosto, com máximas acima dos 30oC na maior parte dos dias.
Já a Reuters destacou outras preocupações além do calor e da COVID-19: no começo do mês, a região central do Japão foi atingida por fortes chuvas, que causaram inundações e deslizamentos de terra.
Leia mais sobre Japão e clima no ClimaInfo aqui.
ClimaInfo, 23 de julho de 2021.
Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.