Com meses de atraso, governo federal lança plano de combate a queimadas

23 de julho de 2021

O ministério da justiça divulgou nesta 5ª feira (22/7) um novo plano estratégico para combater queimadas em todo o Brasil, com foco prioritário na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal. De acordo com o ministro Anderson Torres, seis mil profissionais atuarão em prevenção, repressão e investigação de casos relacionados a queimadas e a outros crimes ambientais. As ações envolverão fiscais do IBAMA e do ICMBio e contingentes da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança Pública, além de agentes de segurança e profissionais especializados dos estados e do Distrito Federal. Ao todo, pelo menos 6,5 mil agentes, policiais e fiscais ambientais serão envolvidos na operação.

O plano é apresentado em meio a um aumento expressivo nos focos de fogo no Brasil. A Amazônia fechou junho com o maior número de queimadas para o mês desde 2007, pelo segundo ano consecutivo. Já o Pantanal, devastado no ano passado por queimadas que consumiram mais de ¼ do bioma, também sofre com o fogo, e o Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência no último dia 13.

A situação não surpreende. Desde o começo do ano, por causa da estiagem que atinge boa parte do país, já se sabia que o país enfrentaria uma temporada seca mais perigosa. Tal como no setor elétrico, o governo federal optou por não se antecipar à crise e agir em cima da hora.

Agência Brasil, Folha e G1 deram mais informações sobre o plano antiqueimadas.

Em tempo: Cleide Carvalho abordou n’O Globo a situação da Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes, no Acre. Só neste ano, ela perdeu 13 km2 de floresta nativa, segundo dados do Imazon. Moradores e ativistas dizem que a reserva está sendo loteada por terceiros desde que a Câmara começou a discutir um projeto de lei que propõe a redução da área da Unidade de Conservação.

 

Leia mais sobre queimadas na Amazônia e no Pantanal no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 23 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar