Incêndio subterrâneo atinge Terra Indígena no Pantanal

incêndio subterâneo Pantanal

Cerca de 200 hectares da Terra Indígena Baía dos Guató, no Pantanal matogrossense, foram consumidos por um incêndio subterrâneo na semana passada. O combate ao fogo na região acontece desde o começo de julho, quando um primeiro foco surgiu na reserva, localizada a pouco mais de 120 km de Cuiabá.

Por conta das condições meteorológicas do Pantanal, que passa por mais uma estiagem, o fogo voltou a aparecer, consumindo o material orgânico ressecado no piso da floresta. G1 e O Globo deram mais informações.

Enquanto isso, André Borges revelou no Estadão que o ICMBio está usando brigadistas para fazer segurança patrimonial. Segundo a Associação Nacional dos Servidores de Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema), a razão disso é a penúria orçamentária vivida pelo órgão nos últimos anos. Sem recursos nem pessoal para fazer esse trabalho, o ICMBio teve que recorrer aos brigadistas para fazer a segurança de suas sedes. O caso foi denunciado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

Em tempo: No UOL, Rubens Valente destacou mais um exemplo da desmoralização da FUNAI na proteção dos interesses dos Povos Indígenas. O coordenador regional da Fundação no sul do Pará, o capitão da reserva do Exército (surpresa?), Raimundo Pereira dos Santos Neto, “autorizou” a recuperação de uma estrada dentro da Terra Indígena Apyterewa sem consultar a comunidade nativa. A obra favorece diretamente um grupo de 5 mil invasores que construíram praticamente uma pequena cidade dentro da reserva, com postos de gasolina, igreja e até mesmo uma fábrica de beneficiamento de arroz.

 

Leia mais sobre queimadas Pantanal e governo Bolsonaro desmonte ambiental no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 26 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.