Devastação da Amazônia deixa Brasil em situação complicada no exterior, diz ex-vice-presidente do Banco Mundial

Otaviano Canuto Banco Mundial

Investidores estrangeiros, especialmente aqueles preocupados com questões de sustentabilidade, estão cada vez mais distantes da economia brasileira, que perde atratividade a cada recorde de desmatamento e desmonte de política ambiental. O alerta é do economista brasileiro Otaviano Canuto, ex-vice-presidente do Banco Mundial e atualmente pesquisador e consultor na Brookings Institution.

Em entrevista à Carta Capital, Canuto lamentou a situação da imagem internacional do Brasil sob o atual governo. “Bolsonaro conseguiu nos levar ao fundo do poço”, disse. Ele citou o crescimento do desmatamento, o enfraquecimento da governança ambiental, os ataques sucessivos do presidente e de seus aliados políticos contra ambientalistas e indígenas, e o descaso com a pandemia como os pontos que mais prejudicam o prestígio do país no exterior, atingindo em cheio os interesses e preocupações de investidores e consumidores em mercados na Europa e nos EUA.

“Os fundos [de investimento] que estão crescendo na margem são os ESG. Isso veio para ficar, enquanto a gente queima a Amazônia e o Pantanal. E vamos pagar o preço, porque os europeus, com a tributação do carbono, vão sobretaxar produtos agrícolas importados que não respeitem o meio ambiente. O problema da Amazônia, além de tudo, é um tiro no nosso próprio pé”, destacou Canuto.

 

ClimaInfo, 27 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.