OMM: riscos hídricos dominam desastres naturais nas últimas cinco décadas

OMM riscos hídricos

Uma análise preliminar da Organização Meteorológica Mundial (OMM) mostrou que os riscos relacionados à água dominam a lista de desastres em termos de custos humanos e econômicos nos últimos 50 anos.

Dos 10 principais desastres, os perigos que levaram às maiores perdas humanas nesse período foram as secas (650 mil mortes), tempestades (577,2 mil), inundações (58,7 mil) e temperaturas extremas (55,7 mil). Já sobre as perdas econômicas, tempestades (US$ 521 bilhões) e enchentes (US$ 115 bilhões) estão entre os dez maiores desastres das últimas cinco décadas. Os dados mostram que, ao longo da última metade de século, os riscos relacionados a tempo, clima e água representaram 50% de todos os desastres (incluindo riscos tecnológicos), 45% de todas as mortes registradas e 74% de todas as perdas econômicas globais.

“Perigos climáticos hídricos estão aumentando em frequência e intensidade como resultado da mudança do clima”, observou Petteri Tatalas, secretário-geral da OMM. “Nenhum país – desenvolvido ou em desenvolvimento – está imune. A mudança climática está aqui e agora. É imperativo investir mais em adaptação climática, e uma maneira de fazer isso é fortalecer os sistemas de alerta precoce de múltiplos perigos”.

Os dados foram compilados pelo Atlas de Mortalidade e Perdas Econômicas de Extremos de Tempo, Clima e Água (1970-2019), que será publicado pela OMM em setembro, antes da Assembleia Geral da ONU. O EcoDebate deu mais informações.

 

Leia mais sobre crise climática e água no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 28 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.