Garimpo ilegal responde por quase 20% das exportações de ouro do Brasil

28 de julho de 2021

Lauro Jardim destacou em O Globo dados de um estudo inédito do Instituto Escolhas sobre o impacto do garimpo ilegal sobre as exportações de ouro do Brasil. De acordo com a análise, ao menos 17% das 111 toneladas de ouro vendidas pelo país ao exterior em 2020 foram originárias de áreas de garimpo ilegal, concentradas principalmente na Amazônia. Esse percentual equivale a 19 toneladas de ouro que foram exploradas e vendidas ilegalmente no ano passado.

O garimpo se intensificou nos últimos anos, beneficiado pela queda na fiscalização ambiental e pela alta no preço internacional do ouro durante a pandemia. Unidades de Conservação e Terras Indígenas se tornaram os alvos preferenciais dos garimpeiros, com episódios de violência contra comunidades tradicionais e aldeias indígenas. A leniência explícita do governo de Jair Bolsonaro, defensor dessa atividade ilegal, também facilitou a vida dos garimpeiros, que ganharam os corredores do poder em Brasília.

Por outro lado, a Polícia Federal e a Receita realizaram ontem (27/7) uma operação para desarticular uma quadrilha responsável pelo contrabando de ouro no Norte do Brasil. Segundo a PF, a organização criminosa teria contrabandeado mais de uma tonelada de ouro para a Itália entre 2017 e 2019. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva em cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Estadão deu mais detalhes.

Em tempo: A Folha informou que o ministro Joaquim Álvaro Pereira Leite nomeou o especialista em marketing Guilherme Bromberg como assessor especial da pasta. A principal missão de Bromberg será reforçar o trabalho de contenção de danos e recuperação da imagem internacional do Brasil, com foco na Conferência do Clima de Glasgow (COP26). Resta saber se os talentos de marketing dele serão capazes de negar a realidade da devastação ambiental que ainda assola o país.

 

Leia mais sobre Brasil garimpo ilegal e Amazônia crime organizado no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 28 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar