Com desmatamento em alta na Amazônia, o Dia da Sobrecarga da Terra acontece mais cedo em 2021

Dia de Sobrecarga da Terra

O ano de 2021 ainda terá 155 dias pela frente, mas a humanidade já entrou no vermelho no que diz respeito aos recursos naturais disponíveis no planeta. Ontem (29/7), o mundo chegou ao Dia da Sobrecarga da Terra, o que significa que consumimos todo o estoque de recursos que deveriam durar para o ano inteiro sem prejudicar sua disponibilidade para as futuras gerações.

No ano passado, por causa da pandemia, o Dia da Sobrecarga caiu mais tarde, em 22 de agosto. Entretanto, a retomada das atividades econômicas mundo afora nos últimos meses fez com que o sobreconsumo de recursos naturais voltasse a acontecer a partir de 29 de julho, o mesmo dia em 2019. Um dos fatores que contribuíram para a antecipação dessa data foi o crescimento do desmatamento na Amazônia: no último ano, a pegada global de carbono aumentou 6,6%, ao mesmo tempo em que a biocapacidade florestal global caiu 0,5%. No Brasil, a sobrecarga veio ainda mais cedo, no último dia 27.

De acordo com a Global Footprint Network, responsável pelo monitoramento, o nível estimado de recursos e serviços ecossistêmicos necessários para apoiar as atividades humanas hoje é de 1,7 Terras. Desde os anos 1970, a demanda de recursos da humanidade supera a capacidade de fornecimento deles pela natureza. Na prática, esse déficit ecológico não apenas reduz a disponibilidade futura desses recursos, mas também prejudica o processo de regeneração natural.

“A recuperação verde prometida por muitos está demorando a chegar e, com isso, o business-as-usual segue prevalecendo, alimentado por objetivos políticos e financeiros de curto prazo”, disse a entidade em nota. “Essa trajetória invariavelmente nos leva a um risco econômico incontrolável, encalhando todos os ativos incompatíveis com as mudanças do clima e maiores restrições de recursos”.

Deutsche Welle, Exame, G1, Poder360, RFI e Um Só Planeta repercutiram essa notícia. Na Folha, Helio Mattar (Instituto Akatu) escreveu sobre a necessidade do mundo acelerar a transição para uma economia descarbonizada e as responsabilidades do Brasil nesse esforço.

 

Leia mais sobre Dia de Sobrecarga da Terra no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 30 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.