Bolsonaro quer aproveitar debate sobre regularização fundiária para fragilizar ainda mais a proteção ambiental

2 de agosto de 2021

N’O Globo, Bruno Góes mostrou a mais nova tentativa de ataque do governo Bolsonaro contra o meio ambiente: na esteira das discussões sobre regularização fundiária, o Palácio do Planalto pretende agora legalizar terras invadidas até 2012, sendo que em alguns casos esta regularização poderia ser feita para terrenos invadidos até 2014. A data-referência definida pelo atual Código Florestal para restringir eventuais direitos fundiários de invasores sobre a terra é 2008.

A proposta também ampliaria a possibilidade de vistoria de terras por sensoriamento remoto (via satélite), sem fiscalização presencial, para “propriedades médias”, sem especificar o tamanho destas.

De acordo com a reportagem, as mudanças não desagradaram apenas à bancada ambientalista; até mesmo o autor original do PL da regularização fundiária, deputado Zé Silva (MG), sugere que poderá arquivar o texto por conta da conduta do governo federal.

Enquanto isso, o IBAMA trocou a chefia da diretoria de proteção ambiental (Dipro): sai o coronel da PM, Olímpio Ferreira Magalhães, e entra o coronel da reserva do Exército, Samuel Vieira de Souza. Tal como o antecessor, Souza tem experiência zero na área de meio ambiente e é um nome do entorno do ex-ministro Ricardo Salles, de quem foi assessor de gabinete.

A mudança também é reflexo das investigações da Justiça sobre um esquema de favorecimento ilícito a madeireiros ilegais dentro do IBAMA: Magalhães é um dos investigados pela Polícia Federal no âmbito da Operação Akuanduba. Metrópoles e O Eco deram mais detalhes.

Em tempo: O ex-superintendente da PF no Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, acusou o ministério do meio ambiente de proibir o acesso da PF ao SISDOF/SINAFLOR, sistema online que permite verificar a procedência de madeira retirada da Amazônia. “[Isso seria] o mesmo que a polícia ficar sem acesso ao sistema dos DETRANs  para verificar se um veículo é roubado”, escreveu Saraiva no Twitter.

 

Leia mais sobre governo Bolsonaro desmonte ambiental e regularização fundiária no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 2 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar