Presidente da COP26 pede compromissos climáticos mais ambiciosos do Brasil

Alok Sharma race to zero Brasil

O presidente da próxima conferência da ONU sobre o clima (COP26), Alok Sharma, participou nesta 4ª feira de um evento com representantes de governos estaduais e municipais para promover a iniciativa “Race to Zero”, de incentivo à descarbonização até 2050. O evento celebrou a adesão de quatro estados (MG, SP, PE e PA) e 12 cidades brasileiras à iniciativa, e destacou como a ação climática pode ajudar os países a obterem desenvolvimento econômico reduzindo emissões de carbono e desigualdades sociais.

No Valor, Daniela Chiaretti destacou três pontos citados pelo embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, como nevrálgicos para o sucesso de uma estratégia de zerar as emissões líquidas de carbono: a ação dos governos subnacionais, o entendimento de que crescimento econômico não contraria ação climática (e vice-versa), e a viabilidade da possibilidade do net-zero global. “Isso é essencial para evitar um aumento na temperatura de mais de 1,5°C”, disse Wilson.

Em uma piscadela ao governo Bolsonaro, Sharma sinalizou aos países que estes precisam apresentar mais ambição em seus compromissos climáticos. “Estou pedindo que todos os países se reúnam e tomem medidas para limitar [as emissões de carbono]. Temos que pedir a todos os governos que definam compromissos ambiciosos”, disse o presidente da COP26.

EFE e Exame também repercutiram a fala de Sharma no Brasil. Já CNN Brasil, Metrópoles e Poder360 destacaram a participação de estados e municípios brasileiros na iniciativa Race to Zero.

 

Leia mais sobre Alok Sharma e COP26 no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 5 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.