Amazônia pode perder mais de 2,7 mil km2 de floresta nos próximos 12 meses

6 de agosto de 2021

A Amazônia pode perder 2.714 km2 de floresta nos próximos 12 meses, de acordo com estimativas feitas pela plataforma PrevisIA. Lançada nesta semana pelo Imazon e pela Microsoft, a ferramenta utiliza inteligência artificial para analisar imagens de satélite e dados socioeconômicos e projetar tendências de mudança de uso do solo na região amazônica.

As áreas mais vulneráveis ao desmatamento nos próximos meses se concentram no Pará (1.282 km2). A plataforma também identificou áreas protegidas que estão ameaçadas pelo desmatamento. Ao todo, 48 Terras Indígenas e 18 Unidades de Conservação estão sob risco alto ou muito alto de desmate. Cleide Carvalho destacou esses dados n’O Globo.

Falando em desmatamento, o jornal francês La Croix repercutiu os números recentes de destruição florestal na Amazônia brasileira. A reportagem citou estudos que identificaram o risco cada vez maior da Amazônia atingir um “ponto de inflexão” ecossistêmico e climático, a partir do qual o saldo de absorção de carbono pela vegetação passa a ser negativo – ou seja, a floresta emitiria mais carbono do que o absorveria. O artigo também abordou os tropeços do governo brasileiro no combate ao desmatamento e o avanço de pautas antiambientais no Congresso Nacional. A RFI também repercutiu essa reportagem.

Em tempo: Na Newsweek norte-americana, a pesquisadora Isabel Schatzschneider (Universidade de Erlangen-Nuremberg, Alemanha) ressalta os impactos da destruição florestal na Amazônia e o risco de que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia intensifique a derrubada da floresta. Ela ressaltou que a UE precisa forçar os governos do Mercosul (em particular, o brasileiro) a reverter a tendência destrutiva e o avanço de projetos que fragilizam a proteção ambiental, sob o risco de perderem acesso ao mercado europeu.

 

ClimaInfo, 6 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar