Bolsonaro bate a porta na cara do presidente da COP26 em Brasília

Alok Sharma em Brasilia

De passagem no Brasil, o presidente da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP26), Alok Sharma, se reuniu nesta 5ª feira (5/8) com representantes do governo federal sobre a agenda de negociação climática internacional. Um dos encontros previstos era com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. No entanto, como a Folha informou, Bolsonaro preferiu não receber o britânico, que chegou a ir até o Palácio, mas acabou saindo de mãos abanando. Ao invés disso, Bolsonaro passou a tarde dando entrevista a uma emissora de rádio alinhada ao governo para promover sua mais nova modalidade de negacionismo – eleitoral.

Sem falar com Bolsonaro, Sharma conseguiu se reunir com outros interlocutores do governo. Segundo o Valor, o britânico conversou com o vice-presidente Hamilton Mourão e com os ministros Joaquim Álvaro Pereira Leite (meio ambiente), Carlos França (Itamaraty) e Tereza Cristina (agricultura). A TV Brasil destacou trechos da conversa de Sharma com Pereira Leite, na qual o brasileiro reforçou o interesse do país em avançar com a questão do mercado de carbono na COP26.

Ainda sobre a COP, o Valor informou que a senadora Katia Abreu (TO) apresentou um projeto de lei que antecipa para 2025 a meta brasileira de conter o desmatamento ilegal, cinco anos antes do prazo definido pelo governo. Além de reforçar a posição do Brasil no encontro de Glasgow, a intenção da ex-ministra é acelerar a aprovação do acordo comercial Mercosul-União Europeia.

 

ClimaInfo, 6 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.