Argentina quer fazer cúpula climática regional antes da COP26

Argentina evento pré-cop

Enquanto o Brasil segue tropeçando na diplomacia climática internacional, o governo da Argentina tenta aproveitar a situação para se posicionar como liderança regional na agenda.

De acordo com a Bloomberg, o governo de Alberto Fernández pretende realizar uma cúpula de líderes da América Latina e do Caribe no próximo mês, em Buenos Aires, para criar uma estratégia regional de combate à mudança do clima e alinhar as ações e metas climáticas da região antes da Conferência da ONU sobre o Clima de Glasgow (COP26).

A iniciativa dos argentinos conta com apoio de outros vizinhos, como Chile, Costa Rica e Colômbia, e com a simpatia do governo Biden, dos EUA. Umas das ideias da Casa Rosada é justamente trazer o enviado dos EUA para o clima, John Kerry, ao encontro na capital argentina. O Valor também repercutiu a notícia.

Por falar nos EUA, a passagem de representantes da Casa Branca pelo Brasil foi indigesta, para dizer o mínimo. Segundo informou Janaína Figueiredo n’O Globo, Bolsonaro segue tomando as dores de Trump e disse em encontro com o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, que o ex-presidente norte-americano teria sido vítima de uma “fraude” nas eleições de 2020. As palavras de Bolsonaro teriam causado estupefação na delegação norte-americana, já que essa afirmação implica que Bolsonaro considera o governo Biden nos EUA como resultado de “fraude”. Correio Braziliense e Exame também repercutiram a passagem da delegação dos EUA em Brasília.

Com o Palácio do Planalto tomado pelo negacionismo, os representantes norte-americanos tiveram um diálogo mais útil com os governadores de estados brasileiros. Em conversa com os líderes dos estados da Amazônia Legal, Sullivan sinalizou que a Casa Branca quer manter um canal de diálogo aberto e permanente com os governos estaduais, com foco na proteção da floresta e no financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável. O Estadão e o Valor destacaram os principais pontos dessa conversa.

 

Leia mais sobre COP26 e governo Bolsonaro má imagem internacional no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 9 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.