PL da Grilagem: relator muda projeto depois de aprovação ampliando brecha para regularização fundiária

9 de agosto de 2021

Parlamentares da oposição acusaram o relator do projeto de lei 2.633/2020, deputado Bosco Saraiva (AM), de alterar o texto da proposta depois de sua aprovação pela Câmara, na semana passada. De acordo com os deputados, a alteração fragiliza ainda mais o processo de regularização fundiária.

André Borges explicou no Estadão que o texto votado pelos deputados exigia que o imóvel a ser regularizado deveria possuir o Cadastro Ambiental Rural (CAR) ativo, o que indicaria que o terreno não teria sobreposição com terras da União, Unidades de Conservação (UCs) e Terras Indígenas (TIs). Depois da aprovação do PL, o relator modificou o texto e retirou essa exigência: agora, o imóvel só precisa apresentar sua “inscrição no CAR”.

“Fizeram uma jogada, achando que ninguém ia ver. É uma mudança absurda”, criticou o deputado Rodrigo Agostinho (SP), líder da Frente Parlamentar Ambientalista. “É normal ter que acertar a redação final de um texto depois da votação, mas não se pode mudar o mérito do que foi votado. Com o que fizeram, retiraram os filtros do CAR que avaliam sobreposição de áreas”.

Já o relator do PL na Câmara defendeu a mudança, argumentando que ela não altera o mérito da proposta e apenas eliminaria uma “redundância” no texto, já que “o termo CAR ativo não existe”. G1 e O Eco também destacaram essa notícia.

“Sem passar por comissões ou ser objeto de audiências públicas, o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados cria mecanismos que ameaçam facilitar a usurpação de terras por desmatadores e grileiros, a pretexto de promover regularização fundiária e fazer justiça a pequenos proprietários”, ressaltou a Folha em editorial. “O projeto segue agora para o Senado, onde deverá ser apensado a outro de mesmo teor que tramita na Casa, cujas regras conseguem ser mais lenientes com tomadores de patrimônio público”.

Em tempo: O G1 destacou a mobilização de organizações sociais, ambientalistas e indígenas na internet contra o PL 6.024, apresentado pela deputada federal Mara Rocha (AC), o qual tira a proteção integral da Serra do Divisor no Vale do Juruá e altera os limites da Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes, no Acre. A proposta tramita na Câmara e aguarda parecer do relator na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia na Casa. Uma petição online está reunindo assinaturas contra o PL; a ideia é se chegar a 20 mil assinaturas para pedir ao Congresso a retirada da proposta.

 

Leia mais sobre PL da Grilagem e governo Bolsonaro desmonte ambiental no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 9 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar