O inferno de fogo nos paraísos do Mediterrâneo

incêndios florestais Mediterrâneo

Os incêndios florestais na Grécia, Turquia e Itália atingiram patamares preocupantes nas últimas 24 horas. De acordo com o Guardian, a União Europeia está preparando uma das maiores operações de combate a incêndios de todos os tempos para conter as chamas na região de Atenas e Eubeia, na Grécia, e na Sicília, na Itália. Os europeus já estão colaborando com as autoridades turcas no combate às chamas no país.

Na ilha grega de Eubeia, o cenário é digno de filme blockbuster de catástrofe. No Guardian, a escritora Francine Prose comparou as cenas de destruição e caos na 2ª maior ilha da Grécia com o “Inferno” descrito pelo poeta italiano Dante Alighieri na Divina Comédia. “É como se Dante tivesse filmado o ‘Inferno’ em seu iPhone”. CNN Brasil, Guardian e Reuters atualizaram a situação em Eubeia.

A BBC noticiou o pedido de desculpas do primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, pelas falhas das autoridades gregas na prevenção e nas primeiras ações de combate ao fogo. Ele destacou que: “É um desastre natural sem precedentes” para o país.

O fogo também está causando destruição na Argélia. Pelo menos sete pessoas morreram e duas ficaram feridas na província de Tizi Ouzou, a cerca de 150 km da capital Argel. De acordo com a Al-Jazeera, pelo menos 19 incêndios foram registrados em 14 províncias argelinas.

Em tempo: Nos EUA, o avanço do fogo sobre a vegetação seca causou a evacuação de dois condados no norte da Califórnia, nas cercanias de Sacramento. O incêndio, batizado de River Fire, queimou mais de 560 hectares nos condados de Placer e Nevada, gerando uma densa nuvem de fumaça visível a pelo menos 110 km de distância. Esse foco está a pouco mais de 160 km de outro incêndio massivo, o Dixie Fire, que consumiu mais de 112,5 mil hectares nas últimas três semanas. A Reuters deu mais detalhes.

 

Leia mais sobre incêndios florestais e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 11 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.