Crise hídrica expõe problemas estruturais do sistema elétrico

16 de agosto de 2021

O sistema elétrico nacional foi construído sobre bases que, desde há algum tempo, não mais se sustentam. Pedro Bara, no Valor, descreve como estas bases foram construídas: “Servindo a uma geração hídrica caracterizada por uma sequência sinérgica de reservatórios de regulação, eventualmente complementada por uma reserva térmica fóssil”. Bara conta que o sistema foi planejado para uma vazão dos rios brasileiros que não existe mais. A entrada das eólicas e fotovoltaicas e as grandes hidrelétricas a fio d’água na Amazônia fragilizam o sistema centralizado que não incorpora os custos reais de transmissão na atual divisão em submercados. Como a mudança do clima aponta para menos água nos principais reservatórios, Bara diz que não há volta para o passado e que é necessário se repensar o sistema fortemente centralizado, porém frágil.

Celso Ming, no Estadão, também diz que não haverá mais tanta água como antes. Ele propõe a entrada de mais fontes não dependentes dela e cita, corretamente, as fontes eólica e solar. Mas, compactua com a mesma distorção de outros ao incluir as termelétricas, que, além de caras, agudizam a mudança do clima. Ming passa longe da crítica sistêmica feita por Bara, mas estende o olhar para a falta d’água e para o tremendo desperdício dos sistemas de saneamento existentes.

E por falar em saneamento, 53 cidades da metade sul do país já estão racionando água. José Tomazela, no Estadão, faz um panorama das cidades nos Sul, Sudeste e Centro-Oeste que, desde o ano passado, não têm água suficiente para o abastecimento normal. Ele também comenta que a situação em Belo Horizonte é crítica, mas sem cortes, por enquanto. Aliás, em São Paulo, o sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de metade da região metropolitana, também está baixo, segundo a Sabesp. Além do problema do abastecimento de água, Tomazela fala sobre os problemas da navegação na hidrovia Paraná-Tietê, também impactada pela falta de água.

 

ClimaInfo, 16 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar