Enchentes-relâmpago deixam mortos na China, Japão e Turquia

enchentes-relâmpago China

Em diversas partes do mundo, o último final de semana foi marcado por fortes tempestades e inundações repentinas que causaram dezenas de mortos.

Ao menos 21 pessoas morreram na província chinesa de Hubei por conta de chuvas torrenciais que atingiram a região na última 6ª feira (13/7). Quase 6 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas para escapar das enchentes em cidades como Suizhou, Xiangyang e Xiaogan. Em Yicheng, a chuva acumulada chegou a superar os 400 milímetros em apenas 24 horas. NY Times e Reuters deram mais informações.

No Japão, a chuva causou danos e mortes no oeste do país. De acordo com o Guardian, autoridades de Hiroshima e da parte norte de Kyushu alertaram a população para o risco de inundações e deslizamentos de terra, recomendando abrigo em áreas protegidas. Cerca de 1,4 milhão de pessoas vivem nestas áreas. Em Nagasaki, um deslizamento de terra causou a morte de uma pessoa e o desaparecimento de duas outras. A Reuters também repercutiu essa situação.

Já na Turquia, o cenário é ainda mais devastador. Ao menos 44 pessoas morreram no distrito de Bozkurt, no norte do país, por conta de deslizamentos de terra e desabamento de construções causados pela chuva excessiva. O Guardian mostrou imagens da destruição gravadas por um drone em Bozkurt. Deutsche Welle e Reuters repercutiram a notícia.

As enchentes não são o único problema na Turquia. Desde o mês passado, o país também sofre com incêndios florestais no oeste e sul. Para piorar, no sábado (14/8), uma aeronave russa que auxiliava os esforços de combate ao fogo caiu na província de Adana enquanto tentava pousar. Oito tripulantes (cinco russos e três turcos) morreram.

 

ClimaInfo, 16 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.