EUA declaram escassez oficial de água na bacia do Colorado e confirmam racionamento

seca EUA colorado

O governo norte-americano declarou pela 1ª vez na história situação de escassez hídrica no sistema do rio Colorado, responsável pelo abastecimento de água de mais de 40 milhões de pessoas em dez estados dos EUA. Com o anúncio feito nesta 2ª feira (16/8), as autoridades estaduais da região afetada devem anunciar medidas para restringir o consumo de água, como racionamento e sobretaxa atrelada ao consumo. Com mais de 2,3 mil quilômetros de extensão, o Colorado corre das Montanhas Rochosas até o Golfo da Califórnia e é fonte primária de água potável para diversas cidades no sudoeste dos EUA, de Denver (Colorado) até Los Angeles (Califórnia). Desde junho, essa região sofre com uma forte onda de calor que tem elevado a temperatura para níveis históricos e impedido a formação de chuvas na área.  Com chuvas a menos e consumo a mais, o consumo de água do Colorado aumentou, colocando mais pressão sobre um sistema hídrico já bastante estressado: como a Bloomberg lembrou, tanta água é retirada do Colorado que raramente ele atinge seu delta histórico, mesmo em anos relativamente úmidos. Associated Press, BBC, NY Times, Reuters e Wall Street Journal também repercutiram essa notícia.

Enquanto isso, no norte da Califórnia, o incêndio Dixie segue desafiando bombeiros e autoridades locais: mais de 2,3 mil km2 de área foram consumidos pelo fogo desde 13 de julho, quando o foco surgiu. Mais de 1,1 mil edifícios foram destruídos, incluindo 625 casas, e mais de 14 mil estruturas permanecem ameaçadas. Com o fogo persistente, a empresa de energia elétrica do estado foi forçada a intensificar os cortes para resguardar a rede elétrica e impedir o surgimento de novos focos de incêndio nas áreas próximas às torres de transmissão.

De acordo com a Associated Press, a preocupação principal do governo da Califórnia agora é com a cidade de Susanville, com cerca de 18 mil moradores: o Dixie está a apenas 12 km dela e avança com rapidez por conta de rajadas de vento. Todos os habitantes já foram alertados para a possibilidade de evacuação emergencial ainda nesta semana. O Guardian também abordou a situação dos incêndios na Califórnia.

 

Leia mais sobre EUA seca e Califórnia incêndios florestais no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.