França e Espanha sofrem com calor intenso e incêndios florestais

frança espanha incêndios florestais

O calor intenso está disseminando focos de fogo em diversos pontos do Mediterrâneo. Espanha e França registraram nesta 3ª feira (17/8) incêndios nas regiões de Ávila e Saint-Tropez, respectivamente. No lado francês, mais de 5 mil hectares queimaram no departamento de Var, o que causou a evacuação de pelo menos 10 mil pessoas. Já na Espanha, o fogo consumiu pelo menos 15 mil hectares. Em comum nessas regiões, as altas temperaturas nos últimos dias: de acordo com a Bloomberg, a cidade espanhola de Montoro registrou 47,4°C, recorde histórico de calor no país, no último dia 14. Na França, o calor também tem sido forte, especialmente no sudeste do país. A Reuters também noticiou.

A Grécia segue tendo dificuldades para controlar os incêndios florestais que consomem o país há mais de duas semanas. Dois focos maiores ganharam força nos últimos dias na região de Atenas: ao sul, na cidade portuária de Lavrio, e ao norte, no vilarejo de Vilia, onde o incêndio eclodiu perto de um acampamento infantil de verão.

Na Argélia, os incêndios perderam força nesta semana, mas os prejuízos causados pelo fogo vão muito além das perdas materiais. A Reuters mostrou o drama de agricultores argelinos que perderam não apenas seu cultivo e animais, mas o próprio teto. Casas centenárias, construídas com o esforço de gerações, foram perdidas em questão de horas.

Em tempo: Os impactos do fogo na vida selvagem no sul da Europa ainda não são estimados, mas uma coisa é certa: muitas espécies de animais e plantas nativas estão mais ameaçadas do que nunca nesta região. A AFP destacou a preocupação de ambientalistas e conservacionistas europeus com o risco de colapso de ecossistemas inteiros após os incêndios na Grécia, Turquia, Itália e França.

 

Leia mais sobre ondas de calor hemisfério norte e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.