Clima extremo: incêndios se intensificam na Califórnia

EUA Califórnia incêndios ativos

A situação dos incêndios na Califórnia piorou nesta 4ª feira (18/8). A cidade de Grizzly Flats, a leste de Sacramento, foi consumida pelo incêndio Caldor em questão de horas. O foco cresceu oito vezes apenas ontem, consumindo cerca de 22 mil hectares, facilitado pelas altas temperaturas, clima seco e fortes ventos. As autoridades locais foram surpreendidas pela rapidez do avanço do fogo, com uma força muito superior à capacidade de resposta dos brigadistas.

De acordo com o Guardian, mais de 100 grandes incêndios estavam ativos nos EUA nesta 4ª feira, abrangendo uma área de mais de 970 mil hectares. Só a Califórnia concentra 11 desses grandes incêndios; o maior deles, o Dixie, está ativo há mais de um mês no norte do estado e já queimou mais de 256 mil hectares. Associated Press, Bloomberg e Reuters também destacaram o avanço do fogo na Califórnia e em outros estados do oeste norte-americano.

No sul da Europa, os incêndios florestais seguem causando destruição. Na Grécia, bombeiros passaram o dia tentando conter as chamas em uma das últimas florestas de pinheiros remanescentes nos arredores de Atenas. O fogo se aproxima de comunidades na cidade de Vilia, que organizou a evacuação de pelo menos uma dúzia de aldeias. Cerca de 400 bombeiros, 15 helicópteros e seis aviões-tanque estão em ação apenas nessa área.

Já na França, duas pessoas morreram na região de Saint-Tropez por conta do fogo, que também deixou ao menos 27 feridos (entre eles, cinco bombeiros). Mais de 7 mil hectares foram queimados na Riviera francesa até agora. Cerca de 10 mil pessoas foram evacuadas de vilarejos, propriedades rurais e resorts turísticos. A Associated Press deu mais informações.

 

Leia mais sobre eventos climáticos extremos e incêndios florestais no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 19 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.