Frente à crise hídrica, governo começa por racionar informações

18 de agosto de 2021

Em linha com a falta de transparência deste governo, desde janeiro de 2019 não se divulga o “risco de déficit” hídrico. Segundo o Estadão, o MME disse que não há uma métrica para se decretar um racionamento e, sim, o acompanhamento mensal do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) e que o “risco” divulgado anteriormente era ineficaz. Não haver divulgação é certamente pior, pois força empresas e o próprio governo a tomar decisões no escuro. Para a consultoria PSR, há um risco de racionamento entre 10% a 40% neste segundo semestre, dependendo da recuperação da economia.

Segundo o Poder 360, Vicente Andreu, ex-diretor-presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), disse em  audiência pública na Câmara Federal na 3ª feira, que “o ONS (Operador Nacional do Sistema elétrico) aumentou sistematicamente, mês a mês, mesmo as chuvas não chegando, a operação da geração hidráulica no Brasil, e reduziu, de maneira irresponsável, a geração térmica, provocando artificialmente um esvaziamento dos reservatórios” e acrescentou que “é um padrão que leva à fabricação artificial de crise no final do período chuvoso, gerando uma explosão de tarifas”.  Diretores da Aneel confirmaram que a conta, de fato, pode subir ainda mais. Depende, segundo a diretora Elisa Bastos, da “chegada de chuvas” e de os consumidores reduzirem seu consumo, seja por causa do custo ou por entender os recados do governo. Esse aumento pode passar de 16% no ano que vem. A Folha e a Exame acompanharam a audiência.

Enquanto isso, o ministro de minas e energia, almirante Bento Albuquerque, segue alheio a uma crise hídrica histórica e a um relatório sobre a gravidade da crise climática.  Ele foi aos EUA atrair investidores para a exploração de petróleo e gás. Na semana passada, lançou o Plano do Carvão Sustentável. O site do ministério e O Globo falaram da viagem.

 

Leia mais sobre crise hídrica e do setor elétrico e risco de apagão no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar